Como a PUCPR fez da crise uma oportunidade e tornou seu projeto de empregabilidade mais estratégico com a ajuda da Symplicity

Avatar

Fundada em 1959, a PUCPR é uma das maiores universidades do país e com atuação destacada no segmento educacional.

Tem conquistado reconhecimento nacional e internacional como em um dos mais importantes rankings mundiais da educação superior, o Times Higher Education.

Presente em quatro cidades no Estado do Paraná, possui mais de 50 cursos de graduação, 150 cursos de Educação Continuada e 16 programas de Stricto Sensu que compreendem diversas áreas do conhecimento distribuídos em oito escolas: Escola de Negócios, Escola de Belas Artes, Escola de Arquitetura e Design, Escola de Educação e Humanidades, Escola de Ciências da Vida, Escola de Medicina, Escola de Direito e Escola Politécnica.

Parceira Symplicity desde 2018, a PUCPR tinha o desafio de implementar um programa de empregabilidade que fizesse sentido para a instituição e preparasse o aluno para o mercado de verdade.

Já havia uma percepção sobre os esforços dedicados apenas ao programa de estágios e a busca de vagas para ofertas aos alunos não serem o bastante perto do potencial que a instituição tinha para garantir o sucesso na carreira do aluno, começando pela universidade.

Desafios

O contato da Symplicity com a PUCPR iniciou em período em que a PUCPR ainda avaliava os benefícios que o seu setor de carreiras, o PUC Talentos, trazia aos seus alunos.

A área que era vista como operacional, com orientações de carreira e um responsável pelo fluxo de estágios. Entendendo o quão positivo e necessário seria ter a empregabilidade como um pilar estratégico, a PUCPR trouxe a área para o setor acadêmico e confirmou no que a Symplicity oferecia, a melhor alternativa em tecnologia para integrar todos os fluxos do desenvolvimento de carreira dos alunos.

Iniciado o projeto, o desafio foi de implementá-lo em 5 semanas, prazo em que ocorreria um evento de relançamento da área de carreira, agora rebatizada para PUC Carreiras. Com um trabalho intenso das equipes em ambos os lados, o portal foi lançado com sucesso. No primeiro mês o número total de acessos superou 3 vezes a ferramenta anterior em anos de uso.

Histórico do setor de estágios desde 2018

O Puc Carrerias, já existe há bastante tempo na instituição, mas anteriormente quando ainda era chamado PUC Talentos era percebido como estritamente operacional.

A partir do momento que a PUCPR percebeu a empregabilidade como um programa, passou a dedicar mais método e estratégia a este setor da universidade, definindo três pilares para sua sustentação e direcionamento de esforços:

  • Trabalhabilidade
  • Lifelong learning
  • Desenvolvimento de Competências

A partir desses pilares, e por meio de uma matriz operacional bem definida, o time de empregabilidade conseguiu direcionar melhor suas ações, com fins de fortalecer o suporte dado ao aluno na sua capacitação do mercado. Estes esforços também contribuíram para o fortalecimento do relacionamento com todo o ecossistema acadêmico (aluno, empresas e egressos), e para o aprimoramento das ações de gestão e retenção do aluno.

Mapeamento da Jornada

Com foco em prestar o suporte necessário em cada momento da vida do aluno na instituição, a PUCPR dedicou atenção ao entendimento da jornada. Assim, o programa passa a fazer mais sentido para o aluno, aumentando a proximidade durante o processo e garantindo maior engajamento.

Hoje a PUCPR “presta todo o suporte para estudantes e egressos para o planejamento e autogerenciamento de carreira, o que reflete em maior sucesso na vida pessoal e profissional. A área busca continuamente parcerias com empresas renomadas, que garantem o acesso rápido às oportunidades e tendências do mercado de trabalho.”

Comece pelo básico, mas comece!

Segundo Izabela Freshi, um passo importante para o sucesso do projeto foi a coragem e força de vontade para dar o primeiro passo. “Comece pelo básico, mas comece”. Hoje, PUC Carreiras percebe o quanto a implementação do projeto foi importante para aprimorar seu próprio processo, além de outros em áreas distintas da instituição e que impactam diretamente nos resultados do negócio.

Ao longo dos últimos dois anos, o setor de empregabilidade, que antes era apenas um setor de estágios, passou a ser percebido pela liderança da instituição e comunidade acadêmica como uma das áreas mais estratégicas do negócio.

Inovação que viabiliza um ciclo sustentável de relacionamento

Uma vertente que é muito forte para a PUCPR é a de inovação e de tomadas decisões baseadas em dados. Este pensamento data-driven foi o fit perfeito para a instituição e a implementação do programa de empregabilidade com a Symplicity.

Entendemos que conexão é uma palavra chave em projetos de empregabilidade: do aluno com suas competências, do mercado com a instituição, da instituição com a sociedade, e no desenvolvimento de oportunidades de carreiras sustentáveis, potencializando a qualificação de profissionais a curto, médio e longo prazo.

Os insights obtidos ao longo do projeto, e potencializados por meio do CSM Symplicity, trouxeram aprendizado e melhor alinhamento estratégico. Para isso, a PUCPR desenvolveu o Observatório de Carreiras.

O Observatório de Carreiras trabalha viabilizando um ciclo de alinhamento constante e sustentável, no qual, por meio de dados, o time faz análises, que consolidam informações sobre as empresas, competências exigidas, faz relação disso com a realidade dos alunos e busca insights para adaptar a instituição, professores e coordenadores as exigências do mercado.

Na crise, enxergue oportunidades

O ano de 2020 tem sido desafiador para todos os segmentos de negócios. Dar continuidade a projetos, que muitas das vezes dependiam basicamente de processos offline, se tornou impossível para muitas empresas, inclusive IES.

Neste cenário, muito além de se confortar com o “novo normal”, a PUCPR viu grandes chances de acelerar o processo de digitalização e ampliação da estratégia de empregabilidade. Com mais disponibilidade de tempo online, a instituição enxergou uma grande oportunidade de conexão entre suas unidades em cidades diferentes, o que acelerou o processo de potencialização de resultados e troca de experiências para aprimoramento e melhoramento contínuo do processo.

Muito mais do que go-online é importante fazer com que essa oportunidade de digitalização traga insumos para o processo e possibilite um aprendizado muito mais rápido sobre quais as reais necessidades do aluno e do mercado e como efetivamente podemos estar inseridos neste cenário como peça fundamental no alcance de sucesso pelos alunos e empresas. Neste sentido, a Universidade ainda reafirma seu compromisso social, contribuindo para a construção de uma comunidade sustentável dentro do campus e na sociedade em que está inserida.

E você já saiu do seu status quo e começou a planejar um programa efetivo de carreias e empregabilidade para a sua instituição?

CONHECER A SYMPLICITY

Deixe um Comentário