Como atrair empresas para dentro da sua Universidade

Avatar

Atrair e firmar parcerias com empresas na universidade contribui para melhorar a empregabilidade dos alunos e egressos.

Sabemos que a graduação já ajuda a abrir portas e reduzir as chances de desemprego. No entanto, principalmente em um cenário de crise como o atual, as IES não podem deixar de se reinventar para oferecer possibilidades cada vez melhores para seus alunos.

Pesquisa realizada pelo Instituto Semesp informou que, a cada três pessoas que concluem o ensino superior no país, uma não trabalha. Além disso, das que estão empregadas, 53% atua fora da área de formação.

Veja em quais estratégias você pode investir para atrair empresas na instituição de ensino, potencializar a carreira de alunos e egressos, e ajudar a mudar esses números!

Organize feiras de carreiras

Há quem associe as feiras de carreiras apenas à oferta de vagas, mas elas podem ser muito mais do que isso. Esses eventos são ótimas oportunidades para os alunos, para as empresas e também para as universidades.

Nas feiras, os alunos conseguem aprender mais sobre o mercado e as áreas de atuação de suas profissões, entender melhor como funcionam os processos seletivos e ainda fazer networking com colegas e empregadores.

Já as empresas conseguem se apresentar para candidatos, fortalecer as suas estratégias como marca empregadora e encontrar pessoas qualificadas.

Com isso, as IES facilitam a colocação dos seus alunos no mercado, o que pode contribuir, inclusive, para os seus processos de captação e retenção.

As feiras de carreiras podem ser feitas presencialmente, quando possível, ou virtualmente, adaptando-se à realidade e às necessidades tanto das empresas quanto dos alunos. O importante é promover esse encontro entre as partes interessadas.

Promova Sessões de Informação

Organizar sessões de informação também é uma excelente maneira de atrair empresas na universidade e contribuir para a empregabilidade dos alunos.

A IES pode convidar profissionais qualificados para falar sobre áreas específicas e explicar como é o dia a dia na profissão e como os alunos podem se preparar.

Empresas também podem usar esse espaço para apresentar as suas oportunidades, falar sobre seus processos seletivos e o que esperam dos candidatos.

As sessões também podem ser usadas para trazer especialistas para falar sobre competências e habilidades específicas e ajudar os alunos a desenvolver o que o mercado está buscando.

Ofereça sessões de mentoria

As sessões de mentoria também contam com o apoio de profissionais qualificados, no entanto, aqui a estratégia é mais individualizada.

Os convidados aconselham os alunos, atuando realmente como mentores. O objetivo é ajudá-los a trilhar a carreira e saber como encarar os desafios mais comuns em suas profissões.

As mentorias também ajudam a fortalecer as competências comportamentais de alunos e egressos, também conhecidas como soft skills

As empresas e recrutadores estão prestando cada vez mais atenção nisso, além das questões técnicas inerentes à profissão. Por isso, é fundamental que as universidades também contribuam para o desenvolvimento dessas competências.

Disponibilize um portal de vagas

Reunir todas as oportunidades abertas em um único local facilita a pesquisa dos alunos, que terão um espaço confiável para buscar e se candidatar para as vagas.

Para abrir o seu portal de vagas, a universidade deve fazer parceria com empresas e mostrar como esse portal pode ser um caminho interessante para que elas encontrem candidatos qualificados e realmente dedicados à carreira.

Essa ação ajuda a melhorar a experiência dos alunos e egressos e a atrair empregadores para a IES.

No entanto, é importante que ela faça parte de uma estratégia maior e mais complexa, que não apenas divulgue vagas de emprego, mas realmente prepare esses alunos para o mercado de trabalho.

A PUCPR é um exemplo de como um projeto de empregabilidade pode se transformar num diferencial competitivo para a instituição. 

Em parceria com a Symplicity, a universidade criou um programa que faz mais sentido para os alunos e egressos, o que garantiu maior engajamento e resultados ainda melhores.

Faça eventos

Além das feiras, sessões de informação e mentorias, as universidades podem fazer outros eventos que contribuam para melhorar a atração de empregadores e fortalecer o relacionamento com as empresas.

Eventos virtuais, como webinars e palestras, são maneiras inovadoras e dinâmicas de conversar com alunos e egressos. Oportunidades para criação e revisão de currículo, troca de experiências e orientação profissional também podem ser o foco dos eventos. 

O importante é criar um momento de interação entre alunos, egressos e empresas para estreitar a relação e garantir resultados satisfatórios para todos os envolvidos.

Invista em tecnologia

Já estávamos caminhando para uma realidade cada vez mais tecnológica e, com a pandemia de Covid-19, a inclusão da tecnologia nas universidades deve ser ainda mais priorizada.

O uso de inovações e recursos tecnológicos facilita a atração de alunos, bem como de empresas interessadas em estabelecer parcerias. 

Além disso, é uma maneira de:

  • driblar os desafios de situações de crise, como o isolamento;
  • conciliar agendas com palestrantes e participantes de eventos, 
  • agir de forma mais global, ampliando as possibilidades oferecidas para os alunos;
  • usar uma estratégia que faz sentido para as gerações que estão entrando agora para o mercado de trabalho.

Com as soluções da Symplicity, as IES conseguem fazer simulações de entrevista de emprego, criar feiras virtuais de carreira, promover sessões de informação, gerenciar a participação dos alunos e egressos, criar bancos de currículos e muito mais. 

Assim, as instituições atuam como facilitadoras do processo, contribuindo para a empregabilidade dos alunos e egressos, e solidificando o relacionamento com as empresas na universidade.

Quer saber como implementar essas estratégias na sua instituição? Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções!

Deixe um Comentário