Digitalização dos Processos de Estágio

Avatar

O processo de estágio é fundamental na formação e amadurecimento do aluno. É nessa etapa que o estudante tem a oportunidade de colocar em prática o que está aprendendo no ensino superior, desenvolver competências e viver experiências que irão moldar sua carreira profissional. Ter a oportunidade de fazer um estágio, contribui para a construção de uma jornada de carreira sólida e para o sucesso do aluno. 

Por muitos anos, os setores de estágio das instituições de ensino se organizaram de forma pouco estratégica, totalmente offline e com uma alta demanda de processos burocráticos. A falta de uma assinatura, um documento extraviado, por muitas vezes trouxe prejuízos reais às instituições, uma vez que, os estágios são atividades altamente reguladas e que é da instituição a responsabilidade de garantir que sejam cumpridos os parâmetros estabelecidos pela legislação.

Digitalizar o setor de estágio torna o processo mais ágil e possibilita maior mensuração dos dados, os quais poderão ser utilizados para implementar melhorias e tornar mais estratégicas as ações de relacionamento entre empresa, aluno e instituição.

Uma das atividades envolvidas na digitalização dos processos de estágio é a utilização da assinatura digital para os termos de compromissos de estágio. Ao implementar esse processo de forma online, a instituição de ensino entrega valor para todos os envolvidos nas etapas de seleção e recrutamento de um estagiário como vemos abaixo:

  • Empregadores: poder contratar um estagiário totalmente online, sem a necessidade de assinar documentos físicos e aguardar prazos longos.
  • Alunos: solicitar e acompanhar o processo de solicitação de estágio de forma fácil e ágil, sem precisar levar documentos entre a empresa e a IES.
  • Orientadores: facilidade na avaliação de planos de atividade e validação de estágios em um só local, de forma online e simplificada.
  • Instituição de Ensino: gerenciamento completo de todo o processo de estágio, etapas, aprovações e acompanhamentos, com a garantia de atender todos os requisitos da legislação vigente.

A digitalização dos processos de estágio já vem acontecendo em instituições no Brasil e no mundo. É o caso da PUC Minas e da Universidade Toledo Prudente que encontraram no módulo de estágio da Symplicity uma ferramenta de promoção da estratégia de empregabilidade de forma ágil e eficiente. 

“Com o módulo de estágio, conseguimos dar autonomia para alunos e empresas, possibilitando a validação digital e melhor gestão de contratos de estágio. Diante do cenário que vivemos, acreditamos que essa validação online é necessária e possibilita agilidade e mais assertividade no processo” – afirma a supervisora acadêmica de estágio da Universidade Toledo de Prudente.

O processo do estágio é apenas um dos pilares estratégicos de um projeto de empregabilidade e não ele como um todo. Outras necessidades do aluno, como a criação de currículo, a preparação para entrevista e a criação de um plano de carreira devem estar em pauta ao tratarmos a empregabilidade dentro das instituições de ensino.

Fica muito mais fácil vencer o desafio de atender em escala as diversas necessidades de carreira de cada aluno, quando se existe uma gestão centralizada. Soluções virtualizadas para essas necessidades possibilitam maior engajamento e atendimento da demanda crescente dos alunos.

Para conhecer mais sobre como a Symplicity pode ajudar a sua instituição a digitalizar o setor de estágios e a conectar alunos, egresso e empregadores entre em contato conosco. Conversar sobre empregabilidade na instituição de ensino é a nossa paixão!

CONHECER A SYMPLICITY

Deixe um Comentário