Portal de Vagas x Área de Carreiras

Avatar

No cenário atual, a empregabilidade tornou-se a estratégia protagonista para a captação de novos alunos e para a redução da evasão nas instituições de ensino. Entretanto, algumas instituições ainda acreditam que apenas disponibilizar um portal de vagas aos alunos e egressos seja o suficiente para promover a empregabilidade e ter uma área de carreiras eficiente.

Empregabilidade: Portal de Vagas

O portal de vagas é um componente do desenvolvimento de carreiras do aluno, muito vinculado ao contato do aluno com os empregadores. Quando este recurso é um processo isolado ele limita-se a ser um link no qual o aluno pode buscar, visualizar e se candidatar a vagas.

Adotar tal abordagem, como a única estratégia de captação e manutenção dos alunos, traz alguns desafios, pois:

  • O portal de vagas será acessado somente por alunos que estão buscando uma vaga naquele momento;
  • Trará baixa percepção de valor para os alunos, visto que contém vagas disponíveis também em portais abertos na internet;
  • Haverá pouco acompanhamento e gerenciamento sobre o sucesso dos alunos na conquista das vagas e seu desenvolvimento profissional.

Empregabilidade: Área de carreiras

A construção de carreiras dos alunos é um processo amplo e contínuo, sendo necessário analisar de forma holística os apoios prestados pela instituição de ensino em todos os momentos de sua carreira, para que esta seja uma estratégia eficaz que atinja a todos os alunos e egressos. Os modelos de desenvolvimento de carreiras largamente adotados possuem estágios de auto-reflexão e desenvolvimento de competências.

Essa visão holística deve ser adotada pela instituição e liderada por uma área de carreiras. Desta forma o portal de vagas torna-se um importante componente de estratégias maiores, de relacionamento ativo com o mercado de trabalho e do desenvolvimento de carreiras dos alunos, este sendo abordado como um fluxo contínuo, desde quando ele é um candidato até a vida egressa.

No longo prazo, esta abordagem consegue impactar de forma significativa o engajamento dos alunos com a educação, incentivando a permanência e reduzindo a evasão da IES. Através dela também é possível tangibilizar de forma objetiva os resultados que a instituição proporciona aos seus alunos, diferenciando-a em sua área de atuação.

Implementar a área de carreiras da instituição de ensino com a Symplicity é rápido e efetivo.

CONHECER A SYMPLICITY

Deixe um Comentário