Engajamento do corpo docente: evita evasão escolar e melhora a experiência do aluno

Avatar

Os métodos pedagógicos que os professores aplicam nas salas de aula são um dos fatores importantes para determinar a qualidade de aprendizado do aluno. Mas, muito tem se falado sobre o engajamento do corpo docente para garantir uma ótima experiência ao estudante. 

Em uma pesquisa realizada pela Gallup, mais de 100 mil funcionários da área de ensino, professores e alunos foram entrevistados com o objetivo de compreender o impacto da motivação do corpo docente na experiência total do aluno. 

O parâmetro utilizado foi a probabilidade desses estudantes recomendarem a instituição a outros em uma escala de zero a dez. 

A pesquisa apenas confirmou aquilo que líderes na área de educação já sabiam: quando os professores têm os materiais e equipamentos necessários para a sua aula e sentem-se próximos de seus superiores e colegas, eles são capazes de investir mais esforços no aprendizado do aluno.

 

Pilares essenciais que ajudam na cultura inclusiva do corpo docente 

Para fomentar uma cultura inclusiva nas IES, há três elementos que devem ser sempre observados e aplicados: respeito aos docentes, valorização de pontos fortes e confiança nos líderes.

O estudo conduzido pela Gallup e Inside Higher Ed com a participação de mais de 1.900 membros do corpo docente, apontou que apenas 38% se sentiam respeitados, 16% concordam que os seus pontos fortes são valorizados e 25% confiam totalmente em seus empregadores. Além disso, apenas 34% do corpo docente do ensino superior estão engajados no trabalho. 

A instituição de ensino superior representa o ambiente no qual o aluno pode adquirir experiências com diferentes pessoas, debater e entender questões complexas. No entanto, se os professores não se sentem seguros, valorizados e respeitados, não serão totalmente capazes de aumentar a qualidade do aprendizado dos estudantes.

 

Impulsionar o engajamento do corpo docente na IES é a estratégia ideal 

Nos últimos tempos, os estudantes têm encontrado inúmeras dificuldades para usufruir de uma educação de alta qualidade, como o estresse financeiro e os desafios para manter a saúde mental. Sendo assim, um corpo docente engajado é essencial para o sucesso do aluno. 

Os professores podem ajudar no problema que o aluno enfrenta, encontrando o serviço de suporte necessário. O desenvolvimento do vínculo entre o corpo docente e discente também pode diminuir a evasão e criar ex-estudantes que atuam como os melhores recrutadores da instituição de ensino. 

 

Como a Symplicity pode aumentar a qualidade de experiência do aluno

Com as soluções da Symplicity, as IES conseguem investir na preparação profissional dos alunos e egressos, como fazer simulações de entrevista de emprego, criar feiras virtuais de carreira, promover sessões de informação, criar bancos de currículos e muito mais.

Assim, as instituições de ensino superior, além de ajudarem a desenvolver habilidades necessárias dos alunos para o mercado de trabalho e contribuírem para sua a empregabilidade, podem aproximar o corpo docente na participação efetiva desses eventos nas universidades. 

Quer saber como implementar essas estratégias na sua instituição? Entre em contato conosco!

Deixe um Comentário