Escassez global de talentos: o papel das universidades para reverter o quadro

Avatar

A crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19 trouxe impactos sem precedentes em diversos setores, seja na educação, saúde, economia ou mercado de trabalho. 

Na medida em que o aumento do desemprego fica cada vez mais alarmante, empregadores dizem sentir dificuldades para encontrar profissionais qualificados. 

 

A falta de talentos global preocupa os empregadores 

De acordo com a pesquisa de Escassez de Talentos, realizada pelo Manpower Group com mais de 45 mil pessoas em 43 países, 69% das empresas relatam a escassez de talentos internacionalmente. 

Este percentual evidenciou a maior mudança e reatribuição de competências na força de trabalho desde a Segunda Guerra Mundial. Acredita-se que tal dificuldade tende a aumentar, levando a 85 milhões de vagas de emprego não preenchidas até 2030. 

Devido aos avanços tecnológicos, os empregadores se preocupam em encontrar profissionais que possuam conhecimentos técnicos, mas também habilidades sociocomportamentais como as soft skills. 

Isto é, autogestão, pensamento crítico, colaboração, trabalho em equipe, entre outros. Diante deste cenário, a importância do Lifelong Learning, filosofia que incentiva a educação contínua ao longo da vida, tornou-se uma necessidade no mundo todo. 

 

Como as universidades podem fazer sua parte para reverter o quadro? 

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e a escassez de talentos sendo um fator que demanda soluções urgentes, as instituições de ensino superior têm um papel fundamental nesse momento. 

Para suprir a escassez global de mão de obra qualificada, é preciso investir em uma área exclusiva de carreiras, a fim de oferecer uma preparação profissional mais completa e efetiva tanto a alunos, quanto a egressos.

Dessa forma, é possível conectar o ensino superior ao mercado de trabalho, entendendo as demandas atuais para que os estudantes de hoje, sejam os profissionais devidamente qualificados de amanhã, impactando diretamente a escassez de talentos atual.

 

A ferramenta certa para ajudar a instituição nessa missão 

A implantação de uma área de carreiras pode aumentar as chances do aluno no mercado de trabalho. Isso porque a qualificação profissional é tão importante quanto o diploma. 

Em parceria com a instituição, a Symplicity implanta o setor de carreiras por meio de uma solução completa, que analisa dados, identifica e estrutura metas e resultados.

Assim, o estudante pode contar com uma série de atividades a fim de prepará-lo para o mundo profissional, como feiras de carreira, orientações, mentorias, workshops, entre outras. 

A tecnologia do poderoso software Symplicity CSM busca impactar diretamente a preparação e colocação dos estudantes no mercado de trabalho. Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções.

Deixe um Comentário