Feira de Carreiras. Agora, virtual!

Avatar

Instituições de Ensino em todo o mundo estão buscando alternativas para virtualizar seus serviços e intensificar as atividades nos projetos de carreira. Com foco em oferecer suporte ao aluno de forma flexível e escalável, estes esforços refletem positivamente no número de oportunidades de emprego e fortalecem o relacionamento da instituição com o mercado. 

Com o aumento dos esforços dedicados a recrutamento virtual e online, os processos seletivos online, que eram uma tímida tendência no setor de recrutamento e seleção, ganharam um novo patamar. 

As mudanças das entrevistas para o ambiente digital tem sido positivas, contribuindo para o aumento das taxas de aprovação. De acordo com a Atento, em entrevista para o portal Folha Dirigida “esse tipo de entrevista está contribuindo para o sucesso das empresas em seus processos seletivos, melhorando o índice de aprovação e a qualidade dos candidatos contratados.” 

As Feiras de Carreiras Virtuais reforçam a importância destes eventos, que anteriormente eram presenciais, e possibilitam um ecossistema favorável para que a conexão entre alunos e empregadores seja efetiva.

O uso da tecnologia por meio da digitalização do escritório de carreiras é um grande aliado nessa estratégia. Dentre vários benefícios, a tecnologia pode auxiliar nas gestão da estratégica da instituição, no plano de carreira do alunos e atração de talentos pelos empregadores. A viabilização de novos canais contribui para o engajamento do aluno com a instituição, fortalece o relacionamento com os empregadores e traz visibilidade para a instituição de ensino. 

Promovendo Feiras de Carreiras Virtuais 

Promover uma Feira de Carreiras Virtual é uma das formas de reforçar e dar continuidade ao relacionamento com os empregadores e garantir que oportunidades de estágio e emprego estejam disponíveis para os alunos. Além destes, existem vários outros benefícios ao promover uma Feira de Carreira Virtual. Veja alguns deles:

Diferencial estratégico: ações de empregabilidade, como a promoção de Feiras de Carreiras Virtual, colocam a instituição em posição de destaque no mercado.  Assim, o aluno se prepara para desenvolver as competências exigidas, conhecer melhor o mercado, entender as possibilidades de atuação em seu segmento de profissão. Propiciar as melhores oportunidades aos alunos e egressos, garante a instituição um título de formadora de bons profissionais. Isso contribui, inclusive, para os momentos de captação.

Amplo alcance e impacto: por meio da Feira de Carreiras Virtual é possível alcançar mais alunos e empregadores. A participação do aluno no evento não está mais limitado à presença física no dia da feira. Assim como a participação de empregadores depende menos das disponibilidades de agendas das diversas empresas convidadas e universidade. Com as Feiras de Carreiras Virtuais, os horários se tornam mais flexíveis e, consequentemente, aumentam as oportunidades de participação de alunos e empresas.

Que as Feiras de Carreiras são excelentes ferramentas para manter o relacionamento com o empregador e as oportunidades de estágio e emprego para os alunos, não há dúvidas. O desafio está em como executar este evento online garantindo o sucesso em oferecer uma solução virtual que facilite esse contato entre empregador e aluno. Para isso, a solução precisa ser intuitiva, fácil de usar e oferecer análises precisas para o escritório de carreiras, garantindo o controle e gestão do processo.

Feira de Carreiras Virtual do Symplicity CSM

O novo módulo de Feira de Carreiras Virtual do CSM conecta alunos a empregadores em um formato virtual da feira de carreiras, o que inclui estandes virtuais e filas virtuais. A compatibilidade universal de vídeos do módulo, fornece uma maneira para empregadores e alunos conversarem por meio de sessões de chat online. 

Empregadores podem criar respostas prontas antes, e quando a feira virtual começa, os contatos do empregador acessam o chat pela interface do empregador e os alunos acessam o chat pela interface do aluno. Além disso, os empregadores podem prever quais alunos se inscreveram na feira e contatá-los de forma proativa.

O módulo conta ainda com múltiplas inscrições e representantes, dados integrados de alunos e empregadores, e relatórios agrupados e detalhados. 

Sobre o Symplicity CSM

Uma das funções do CSM Simplicity é garantir as melhores estratégias e ferramentas de qualificação profissional, acompanhamento do progresso dos alunos, gestão de oportunidades de estágio e emprego. Sua versão 7.0 está voltada para a nova realidade que estamos vivendo, ou seja, as atividades on-line. Empregadores, instituições e alunos são o foco dessa melhoria. 

O Symplicity CSM, possui uma variedade de recursos que facilitam o envolvimento do aluno e do empregador. A equipe de carreiras e serviços estudantis pode continuar a oferecer serviços para alunos, ex-alunos e empregadores virtualmente. 

Alguns desses recursos incluem:

  • Bate-papo em tempo real entre empregadores e a universidade
  • Bate-papo em tempo real entre alunos / ex-alunos e a universidade
  • Feiras virtuais e interações em tempo real entre empregadores e alunos
  • Prática de entrevista simulada e gravação de vídeo
  • Um quadro de empregos interativo desenvolvido por um algoritmo baseado no comportamento e nas preferências dos alunos
  • A possibilidade de compartilhar recursos virtuais entre outros

Para conhecer mais sobre a Feira de Carreiras Virtual e sobre como a Symplicity pode ajudar a sua instituição de ensino a conectar alunos, egresso e empregadores entre em contato conosco. Conversar sobre empregabilidade na instituição de ensino é a nossa paixão!

Deixe um Comentário