Habilidades‌ ‌que‌ ‌o‌ ‌aluno‌ ‌deve‌ ‌aprender‌ ‌para‌ ‌se‌ ‌destacar‌ ‌no‌ ‌mercado‌ ‌pós‌ ‌pandemia‌

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Como‌ ‌será‌ ‌o‌ ‌mundo‌ ‌pós‌ ‌pandemia?‌ Quais habilidades o aluno deverá aprender para se destacar? ‌A‌ ‌situação‌ ‌de‌ ‌isolamento‌ ‌causada‌ ‌pelo‌ ‌coronavírus‌ veio‌ ‌trazer‌ ‌transformações‌ ‌à‌ ‌sociedade.‌ ‌Muitos‌ ‌empreendedores‌ ‌tiveram‌ ‌que‌ ‌repensar‌ ‌seu‌ ‌modelo‌ ‌de‌ ‌negócio.‌ ‌Foi‌ ‌necessário‌ ‌alterar‌ ‌estratégias‌ ‌e‌ ‌práticas‌ ‌para‌ ‌que‌ ‌as‌ ‌empresas‌ ‌sobrevivam‌ ‌à‌ ‌crise.‌ ‌O‌ ‌home‌ ‌office‌ ‌é‌ ‌um‌ ‌reflexo‌ ‌dessas‌ ‌mudanças.‌ ‌Todo‌ ‌o‌ ‌mercado‌ ‌está‌ ‌aprendendo‌ ‌a‌ ‌se‌ ‌reinventar.‌ ‌
E‌ ‌os‌ ‌trabalhadores‌ ‌e‌ ‌estudantes‌ ‌que‌ ‌pretendem‌ ‌ingressar‌ ‌no‌ ‌mercado‌ ‌também‌ ‌precisam‌ ‌se‌ ‌adaptar.‌  Esse‌ ‌cenário‌ ‌também‌ ‌vem‌ ‌mudando‌ ‌as‌ ‌habilidades‌ ‌que‌ ‌os‌ ‌empregadores‌ ‌buscam‌ ‌nos‌ candidatos.‌ ‌Candidatos‌ ‌com‌ ‌essas‌ ‌habilidades‌ ‌terão‌ ‌um‌ ‌diferencial‌ ‌que‌ ‌os‌ ‌ajudará‌ ‌a‌ ‌serem‌ ‌bem‌ ‌sucedidos‌ ‌no‌ ‌imprevisível‌ ‌mercado‌ ‌de‌ ‌trabalho‌ ‌pós‌ ‌coronavírus.‌ 
 
A‌ ‌verdade‌ ‌é‌ ‌que‌ ‌mesmo‌ ‌antes‌ ‌da‌ ‌crise,‌ ‌o‌ ‌mercado‌ ‌passava‌ ‌por‌ ‌mudanças.‌ ‌A‌ transformação‌ ‌digital‌ ‌é‌ ‌uma‌ ‌realidade.‌ ‌Os‌ ‌avanços‌ ‌tecnológicos‌ ‌estão‌ ‌mudando‌ ‌a‌ ‌forma‌ ‌como‌ ‌as‌ ‌pessoas‌ ‌trabalham.‌ 
 
Neste‌ ‌momento‌ ‌de‌ ‌incertezas‌ ‌sobre‌ ‌o‌ ‌mercado‌ ‌de‌ ‌trabalho,‌ ‌as‌ ‌Instituições‌ ‌de‌ ‌Ensino‌ possuem‌ ‌um‌ ‌papel‌ ‌fundamental.‌ ‌Elas‌ ‌precisam‌ direcionar‌ ‌os‌ ‌alunos‌ ‌e‌ ‌ajudá-los‌ ‌a‌ ‌desenvolver‌ ‌as‌ ‌habilidades‌ ‌necessárias‌ ‌para‌ ‌se‌ ‌destacar‌ ‌nesse‌ ‌cenário.‌  
 
Investir‌ ‌em‌ ‌orientação‌ ‌profissional‌ ‌é‌ ‌fundamental‌ ‌para‌ ‌que‌ ‌os‌ ‌alunos‌ ‌tenham‌ ‌o‌ ‌suporte‌ necessário‌ ‌para‌ ‌superar‌ ‌esse‌ ‌cenário‌ ‌de‌ instabilidade.‌ ‌Saiba‌ ‌mais‌ ‌sobre‌ ‌essas‌ ‌habilidades‌ ‌e‌ ‌sobre‌ ‌como‌ ‌auxiliar‌ ‌os‌ ‌alunos‌ ‌nesse‌ ‌texto.‌ ‌Confira!‌ 
 

As‌ ‌características‌ ‌necessárias‌ ‌para‌ ‌se‌ ‌destacar‌ ‌no‌ ‌mercado‌ ‌pós‌ ‌pandemia‌ 

 
A‌ ‌primeira‌ ‌característica‌ ‌tem‌ ‌relação‌ ‌direta‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌momento‌ ‌que‌ ‌estamos‌ ‌vivendo:‌ adaptabilidade‌.‌ ‌A‌ ‌velocidade‌ ‌das‌ ‌mudanças‌ ‌já‌ ‌é‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌mundo‌ ‌digital.‌ ‌A‌ ‌pandemia‌ ‌veio‌ apenas‌ ‌para‌ ‌acelerar‌ ‌ainda‌ ‌mais‌ ‌essas‌ ‌mudanças.‌ ‌Os‌ ‌empregadores‌ ‌buscarão‌ ‌candidatos‌ ‌que‌ ‌tenham‌ ‌facilidade‌ ‌para‌ ‌se‌ ‌adaptar‌ ‌a‌ ‌essas‌ ‌mudanças.‌ ‌A‌ ‌flexibilidade‌ ‌e‌ ‌a‌ ‌resiliência‌ ‌serão‌ ‌cada‌ ‌vez‌ ‌mais‌ ‌requeridas‌ ‌daqui‌ ‌por‌ ‌diante.‌ 
 
A‌ ‌capacidade‌ ‌de‌ ‌‌organização‌ ‌‌é‌ ‌outra‌ ‌importante‌ ‌habilidade.‌ ‌Ela‌ ‌interfere‌ ‌na‌ ‌produtividade‌ e‌ ‌desempenho‌ ‌no‌ ‌trabalho.‌ ‌Pensar‌ ‌de‌ ‌forma‌ ‌organizada‌ ‌auxilia‌ ‌na‌ ‌tomada‌ ‌de‌ ‌decisão‌ ‌e‌ ‌solução‌ ‌de‌ ‌problemas‌ ‌de‌ ‌forma‌ ‌mais‌ ‌eficaz.‌ 
 
O‌ ‌mercado‌ ‌também‌ ‌buscará‌ ‌pessoas‌ ‌que‌ ‌tenham‌ ‌facilidade‌ ‌para‌ ‌a‌ ‌‌resolução‌ ‌de‌ problemas‌,‌ ‌que‌ ‌sugerem‌ ‌soluções‌ ‌para‌ ‌momentos‌ ‌difíceis.‌ ‌Isso‌ ‌significa‌ ‌compreender‌ ‌as‌ causas‌ ‌dos‌ ‌problemas,‌ ‌desenvolver‌ ‌estratégias,‌ ‌resolvê-los‌ ‌e‌ ‌aprender‌ ‌com‌ ‌eles.‌ 
 
Para‌ ‌sair‌ ‌bem‌ ‌de‌ ‌situações‌ ‌de‌ ‌crise,‌ ‌é‌ ‌preciso‌ ‌ter‌ ‌‌criatividade.‌ ‌Pessoas‌ ‌criativas‌ ‌podem‌ contribuir‌ ‌com‌ ‌ideias‌ ‌inovadoras‌ ‌para‌ ‌o‌ ‌sucesso‌ ‌da‌ ‌empresa,‌ ‌além‌ ‌de‌ ‌auxiliá-la‌ ‌a‌ ‌se‌ ‌destacar‌ ‌na‌ ‌crise.‌ 
 
Trabalhar‌ ‌em‌ ‌equipe‌‌ ‌de‌ ‌forma‌ ‌remota‌ ‌é‌ ‌ainda‌ ‌mais‌ ‌difícil.‌ ‌Por‌ ‌isso,‌ ‌os‌ ‌empregadores‌ buscam‌ ‌profissionais‌ ‌que‌ ‌trabalhem‌ ‌em‌ ‌conjunto‌ ‌independente‌ ‌de‌ ‌estarem‌ ‌no‌ ‌mesmo‌ ambiente.‌ ‌Isso‌ ‌também‌ ‌significa‌ ‌saber‌ ‌‌se‌ ‌comunicar‌ ‌bem‌.‌ ‌A‌ ‌capacidade‌ ‌de‌ ‌‌liderança‌ também‌ ‌entra‌ ‌nesse‌ ‌aspecto.‌ 
 
Inteligência‌ ‌emocional‌ ‌‌é‌ ‌outra‌ ‌habilidade‌ ‌essencial‌ ‌para‌ ‌se‌ ‌sair‌ ‌bem‌ ‌nas‌ ‌crises.‌ ‌Uma‌ pessoa‌ ‌que‌ ‌consegue‌ ‌se‌ ‌conscientizar,‌ ‌expressar,‌ ‌controlar‌ ‌suas‌ ‌emoções‌ ‌e‌ ‌ouvir‌ ‌os‌ ‌outros‌ ‌se‌ ‌destaca‌ ‌nesses‌ ‌momentos.‌ 
 
Pensamento‌ ‌crítico‌,‌ ‌com‌ ‌a‌ ‌capacidade‌ ‌de‌ ‌questionar,‌ ‌pesquisar,‌ ‌buscar‌ ‌mais‌ ‌informações‌ e‌ ‌compreender‌ ‌o‌ ‌que‌ ‌deve‌ ‌influenciar‌ ‌as‌ ‌decisões‌ ‌é‌ ‌outra‌ ‌habilidade‌ ‌essencial.‌ ‌A‌ ‌capacidade‌ ‌de‌ ‌pensar‌ ‌criticamente‌ ‌e‌ ‌encontrar‌ ‌soluções‌ ‌para‌ ‌os‌ ‌problemas‌ ‌do‌ ‌negócio‌ ‌é‌ ‌um‌ ‌grande‌ ‌diferencial.‌ 
 
A‌ ‌pandemia‌ ‌ressaltou‌ ‌a‌ ‌necessidade‌ ‌de‌ ‌desenvolver‌ ‌‌habilidades‌ ‌tecnológicas‌.‌ ‌Inclusive‌ porque‌ ‌big‌ ‌data,‌ ‌inteligência‌ ‌artificial‌ ‌e‌ ‌outras‌ ‌tecnologias‌ ‌auxiliam‌ ‌os‌ ‌negócios‌ ‌a‌ ‌serem‌ ‌mais‌ ‌resilientes‌ ‌na‌ ‌crise.‌ ‌Trabalhadores‌ ‌capazes‌ ‌de‌ ‌analisar‌ ‌informações‌ ‌para‌ ‌encontrar‌ 
tendências‌ ‌e‌ ‌responder‌ ‌questões‌ ‌são‌ ‌essenciais‌ ‌para‌ ‌os‌ ‌negócios.‌ 
 

O‌ ‌papel‌ ‌das‌ ‌Instituições‌ ‌de‌ ‌Ensino‌ ‌Superior‌ ‌no‌ ‌desenvolvimento‌ ‌dessas‌ ‌habilidades‌ 

 
As‌ ‌Instituições‌ ‌de‌ ‌Ensino‌ ‌possuem‌ ‌o‌ ‌importante‌ ‌papel‌ ‌de‌ ‌direcionar‌ ‌os‌ ‌estudantes‌ ‌nesse‌ momento‌ ‌de‌ ‌incertezas.‌ ‌Estratégias‌ ‌de‌ ‌empregabilidade‌ ‌oferecidas‌ ‌de‌ ‌forma‌ ‌digital‌ ‌são‌ ‌essenciais‌ ‌para‌ ‌manter‌ ‌o‌ ‌acolhimento‌ ‌e‌ ‌a‌ ‌orientação‌ ‌aos‌ ‌alunos.‌ ‌Confira‌ ‌algumas‌ 
estratégias‌ ‌que‌ ‌podem‌ ‌ser‌ ‌adotadas‌ ‌pela‌ ‌instituição‌ ‌de‌ ‌ensino‌ ‌nesse‌ ‌momento:‌ 
 
  • Webinars‌ ‌ou‌ ‌feiras‌ ‌de‌ ‌carreiras‌ ‌virtuais‌ ‌para‌ ‌conectar‌ ‌empregadores‌ ‌e‌ ‌alunos.‌  
  • Orientações‌ ‌vocacionais‌ ‌e‌ ‌com‌ ‌especialistas‌ ‌do‌ ‌mercado.‌ ‌Isso‌ ‌traz‌ ‌segurança‌ ‌aos‌ estudantes;‌ 
  • Ferramentas‌ ‌online‌ ‌para‌ ‌a‌ ‌elaboração‌ ‌de‌ ‌currículos‌ ‌e‌ ‌cartas‌ ‌de‌ ‌apresentação;‌ 
  • Disponibilizar‌ ‌trilhas‌ ‌de‌ ‌desenvolvimento‌ ‌e‌ ‌simuladores‌ ‌de‌ ‌entrevistas‌ ‌também‌ ‌é‌ muito‌ ‌eficaz.‌ 
 
Disponibilizar‌ ‌conteúdos‌ ‌relevantes‌ ‌sobre‌ ‌as‌ ‌carreiras‌ ‌é‌ ‌outra‌ ‌ferramenta‌ ‌para‌ ‌as‌ Instituições‌ ‌de‌ ‌Ensino.‌ ‌Assim,‌ ‌a‌ ‌instituição‌ ‌passará‌ ‌a‌ ‌mensagem‌ ‌de‌ ‌que‌ ‌está‌ ‌engajada‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌sucesso‌ ‌da‌ ‌carreira‌ ‌do‌ ‌aluno.‌ 
 
A‌ ‌Symplicity‌ ‌auxilia‌ ‌as‌ ‌Instituições‌ ‌de‌ ‌ensino‌ ‌na‌ ‌implantação‌ ‌e‌ ‌digitalização‌ ‌dessas‌ ‌ações.‌ Com‌ ‌o‌ ‌auxílio‌ ‌de‌ ‌uma‌ ‌ferramenta,‌ ‌o‌ ‌diálogo‌ ‌entre‌ ‌instituição,‌ ‌aluno‌ ‌e‌ ‌mercado‌ ‌de‌ ‌trabalho‌ ‌é‌ ‌facilitado.‌ ‌O‌ ‌engajamento‌ ‌e‌ ‌o‌ ‌consequente‌ ‌resultado‌ ‌das‌ ‌ações‌ ‌também‌ ‌aumentam.‌  
 

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