Planejamento Anual 2021 para centros de carreiras

Avatar

O ano de 2020 afetou o planejamento de instituições de ensino de todas as áreas. No centro de todas essas mudanças está a tecnologia. Ela propiciou que a economia continuasse funcionando, mesmo em situação de isolamento social. Apesar do cenário de incertezas, é necessário pensar no planejamento para o próximo ano. 

Para as Instituições de Ensino, o que mais se destaca é a necessidade da virtualização de processos, além da intensificação do suporte extracurricular aos alunos, com projetos de carreira, suporte psicológico e outros.

No texto de hoje, você confere os principais desafios para os centros de carreiras das Instituições de Ensino Superior. Também descobre o que precisa ser levado em conta no planejamento para 2021.

A tomada de decisões e a instabilidade devido à pandemia

A partir de outubro, entramos no último trimestre do ano fiscal de 2020. Este é o momento de realizar o balanço de entradas e saídas de recursos da instituição. Com os dados dos três trimestres, é também a hora de começar a planejar o próximo ano.

O principal item a ser avaliado para o planejamento pós-pandemia, que impactará diretamente na tomada de decisões, é a revisão de receitas. Embora as expectativas sejam de retomada da economia, é necessário ter cautela e definir prioridades. As decisões deverão ser tomadas com base nos dados reais da instituição durante 2020. Essas informações nortearão o planejamento para o próximo ano, o que inclui a revisão de metas e prazos.

Uma área que demandará muitos investimentos é a tecnologia para eficiência organizacional. Digitalizar processos e investir na transformação digital são questões que não podem mais ser adiadas. Outra prioridade de investimentos é a sustentabilidade. As tendências indicam que os investimentos com retornos ambientais, sociais e de governança ganharão espaço.

O cenário das IES brasileiras

Devido à pandemia do coronavírus, todo o setor educacional precisou se reinventar. É preciso refletir sobre os aprendizados desse período e as mudanças que virão a partir dele. 

A tecnologia, que vinha sendo adotada aos poucos, se tornou a realidade do setor. Hoje, há a possibilidade de oferecer educação de qualidade de forma remota ou híbrida. A oportunidade de manter os recursos digitais em sala de aula após a retomada das aulas é muito grande. A adoção da inteligência artificial no EAD é outra tendência. Por meio dela, será possível alcançar a personalização do ensino.

Avaliação e acompanhamento dos alunos são grandes desafios no ambiente virtual. Mas, há muitas possibilidades de inovação. Neste momento, é necessário que os professores avaliem todo o ciclo de aprendizagem. Número de acessos na plataforma EAD, análise dos exercícios realizados, avaliações intermediárias, chats e fóruns de discussão ajudam a observar o desempenho do aluno.

Ações de empregabilidade como estratégia para 2021

Hoje, as instituições de ensino têm a possibilidade de entregar serviços online aos alunos que vão além das aulas virtuais. Instituições que fornecem suporte psicológico, mentorias e escritório de carreiras de forma virtual certamente terão destaque. 

Promover a qualificação e orientação vocacional mesmo em um ambiente online é uma ferramenta estratégica que demonstra ao estudante o interesse da instituição em sua formação completa. 

Digitalizar todos os processos é um dos maiores desafios dos escritórios de carreiras na transformação digital. Apesar disso, investir nesse recurso traz muitas vantagens às instituições. Os escritórios de carreira virtuais são um canal de relacionamento entre a instituição e os alunos e egressos. E, em um momento de incertezas, é uma forma de apoiá-los.

Um escritório de carreiras digital ainda permite flexibilizar e escalar os serviços de carreira. Quando a instituição disponibiliza os serviços em tempo integral, possibilita o engajamento dos alunos e egressos. Também tem mais facilidade em atender à grande demanda de solicitações. Por meio desse serviço, também é possível ter uma gestão centralizada e controlar as informações referentes ao desenvolvimento dos alunos.

Como a Symplicity pode auxiliar na implantação dessa estratégia em sua IES

A Symplicity é a única plataforma que possibilita ao gestor de carreiras acompanhar todos os processos de carreiras de alunos e egressos. O sistema traz dados desde a formação profissional até o relacionamento com o mercado. 

Por meio do Symplicity CSM, é possível gerenciar todos os serviços de orientação, aconselhamento e planejamento de carreira, bem como o desenvolvimento de competências e avaliações. Na plataforma, o gestor encontra ferramentas de organização, gerência e acompanhamento da evolução dos estudantes. O programa é todo estruturado para realizar a conexão entre currículo e carreira.

A plataforma Symplicity CSM oferece recursos que incentivam que os alunos e egressos sejam protagonistas de suas próprias carreiras. Esses recursos também permitem o desenvolvimento de competências com planejamento e organização. O acompanhamento profissional é aliado à análise de dados. Essa integração fornece às instituições ferramentas de avaliação dos alunos. Por meio dela, também é possível identificar novas oportunidades de captação de alunos e tendências de mercado.

Iniciar um projeto de empregabilidade é um grande desafio. A forma como a instituição de ensino é vista no mercado pode ser potencializada por estratégias de promoção da empregabilidade. Com uma estratégia bem estruturada, é possível aumentar a captação de alunos.

A Symplicity auxilia instituições de ensino superior de todos os portes na implementação de projetos de carreiras totalmente digitalizados. Sua tecnologia permite que os gestores tenham uma visão ampliada do engajamento dos alunos e egressos, bem como dos resultados das ações implantadas.

Se a sua instituição ainda não tem uma área de carreiras, esse é o melhor momento para implementar esse projeto estratégico. Se há um escritório de carreiras, a Symplicity auxilia na digitalização e otimização de todo o processo. Conte com o apoio de especialistas em empregabilidade na implantação de um projeto de sucesso.

A Symplicity possui experiência com as maiores instituições de ensino do mundo. Por isso, possui expertise, bagagem e conhecimento de boas práticas que podem potencializar a estratégia de sua instituição. Conte com a Symplicity para intensificar o planejamento estratégico para 2021 de sua instituição de ensino com um centro de carreiras totalmente virtual! Conheça nossas soluções e invista na atração e retenção de alunos para 2021.

Deixe um Comentário