PUCPR é vencedora do Prêmio IEL de Estágio 2020 – Edição Paraná

Avatar

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) venceu a categoria Educação Inovadora do Prêmio IEL de Estágio 2020, edição do Paraná. A premiação, anunciada durante um evento online, é um reconhecimento mediante aos avanços da instituição no setor de estágios.

O PUC Carreiras, setor responsável pela gestão de estágios e desenvolvimento profissional dos estudantes, passou por diversas transformações ao longo do ano. Além da gestão de estágio online disponível para estudantes, empresas e docentes, o time também oferece treinamentos, workshops e troca de experiências com profissionais do mercado.

A área já estava passando por uma modernização com foco na digitalização das operações. Porém, esse processo foi acelerado com o início da pandemia. As políticas de distanciamento social e a necessidade de trabalho remoto afetaram tanto a dinâmica da instituição como o mercado de trabalho. Dessa maneira, era preciso oferecer soluções que preparassem os estudantes para esse novo contexto.

Para conectar os alunos ao mercado de trabalho de maneira ágil e eficiente, a Universidade lançou diversos projetos remotos e passou a oferecer conteúdos virtuais, como podcasts, com o intuito de ajudar no desenvolvimento das habilidades mais requisitadas pelos empregadores.

Nesse sentido, a vitória da PUCPR no Prêmio IEL de Estágio 2020 veio validar todo o esforço da instituição, que busca não apenas servir de intermediária entre alunos e mercado de trabalho, mas transformar vidas.

“A premiação representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo do setor de Carreiras ao longo dos anos, com muita dedicação, comprometimento e uma visão estratégica clara do papel do setor de carreiras dentro da instituição e na vida profissional dos estudantes”, explica Luciana Oliveira, coordenadora de Carreiras da PUCPR.

Parceria que transforma

Parceira Symplicity desde 2018, a PUCPR tinha como desafio implementar um programa de empregabilidade que fizesse sentido para a instituição e ainda preparasse o aluno para o mercado de trabalho.

O principal problema que a Universidade enfrentava era a gestão de estágio bastante fragmentada e com muitos processos manuais. Além de prejudicar a eficiência do setor de Carreiras, essa fragmentação também dificultava o atendimento de todos os requisitos legais.

Nesse sentido, a parceria com a Symplicity foi fundamental para modernizar o processo de carreiras e digitalizar os processos. Tendo a empregabilidade como um dos principais pilares estratégicos, o projeto foi responsável por integrar todos os fluxos de desenvolvimento da carreira dos estudantes.

Outro destaque do programa de empregabilidade com a Symplicity foi a tomada de decisões com base em dados. Por meio de insights obtidos com ajuda do CSM (Career Services Management) Symplicity, a instituição conseguiu traçar uma estratégia mais sólida.

Por fim, a PUCPR também dedicou atenção especial ao entendimento da jornada dos estudantes para prestar o suporte necessário em cada momento da vida deles na instituição. Com isso, a Universidade auxilia os estudantes no planejamento e autogerenciamento de carreira, resultando em maior sucesso na vida pessoal e profissional.

“Além de termos um processo mais eficiente e menos burocrático, atendendo a todos os requisitos legais, agora o setor de Carreiras possui uma estratégia clara para essa área”, avalia Rodrigo Souza, diretor de Atendimento e Experiência do Cliente da PUCPR.

Graças aos resultados alcançados, o setor de empregabilidade, antes visto pela Universidade como apenas um departamento de estágio, ganhou importância e hoje é percebido pela instituição e pela comunidade acadêmica como um dos mais estratégicos do negócio.

Sobre ao Prêmio IEL de Estágio

O Prêmio IEL de Estágio possui como objetivo incentivar a excelência em programas de estágio a partir do reconhecimento de todos os envolvidos no processo, como estudantes, instituições de ensino e empresas.

Desde 2007, a premiação reconhece os projetos mais inovadores na área de estágio e que tenham como diretrizes o incentivo à criatividade e inovação, valorização de pessoas, meritocracia, transparência na divulgação de resultados, estímulo ao trabalho em equipe e maximização da atração e motivação de jovens talentos.

Deixe um Comentário